Isso porque o Sculptris chega quebrando muitos paradigmas da criação gráfica por meio da facilidade com que ele permite criar imagens. As vantagens começam no fato de o programa dispensar instalação. Assim, se você não tem lá muito espaço no seu computador, pode ficar tranquilo, afinal o Sculptris tem apenas 3 MB e ainda não cria arquivos de registro no sistema.

Se quiser, crie um atalho para o Sculptris na sua Área de trabalho. Quando você executa o programa, vê uma janela de fundo preto com uma grande esfera cinza ao centro. Esta é a sua área de trabalho. Observando de maneira generalista, percebe-se que o Sculptris segue a estrutura de janela da maioria dos editores de imagem.
Início da modelagem
Entretanto, ele não é um editor comum. Imagine que aquela “bola” no centro da sua tela é um pedaço de massinha de modelar pronto para ser transformado em algo muito interessante e divertido. Agora, comece a clicar sobre ela para criar saliências e relevos. Caso você deseje puxar, afundar e outras funções, precisa recorrer à caixa de ferramentas.
Essas ferramentas são encontradas no primeiro bloco de ícones localizados à margem esquerda da sua janela do Sculptris. Já as ferramentas do segundo bloco são destinadas ao mapeamento e à estrutura da sua “escultura virtual” em si. Para salvar, criar novos objetos ou abrir algum projeto que você já tenha iniciado, deve usar o terceiro bloco.
Logo na barra acima da sua escultura, existem alguns comandos de tamanho e força da sua modelagem. Afinal, como em todo editor de imagem, é possível controlar o tamanho e a pressão dos pincéis que você usa para as suas criações. Apesar de ser um pouco diferente daquilo que você pensava, o Sculptris é uma ferramenta bastante versátil. Logo que a imagem de base estiver criada, você só tem algo cinza e, se for a sua primeira tentativa, estranho.
Colorindo a sua imagem
Logo que a base estiver pronta, é hora de colorir. Não se esqueça de que a iluminação e os tons médios devem ser inseridos manualmente. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele.


Como mostrar para meus amigos?
De nada adianta ter feito algo genial se você não tem como mostrar para as outras pessoas, não é? Pois o Sculptris tem a maneira ideal de mostrar a sua criação para quem você quiser. Entretanto, é preciso que você permaneça no modo “Paint” para exportar a sua criação como uma imagem. Do contrário, só é possível transformá-la no formato proprietário do programa.


0 comentários:
Postar um comentário